top of page

Doenças Sexualmente Transmissíveis

SIDA

 

Este acrónimo significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e é uma doença provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.

Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer "inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa o que leva a que um indivíduo infectado com este vírus possa contrair e desenvolver infecções muito variadas e estas levarem à morte.

A SIDA ainda não tem cura.

Gonorreia
 

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissivel causada pela bactéria Neisseria. A doença pode provocar inflamação na uretra, na próstata e no útero. O homem sente dor e ardência na região genital e elimina uma secreção branca ou amarelada ao urinar.

Caso uma mulher grávida tenha gonorreia e não for diagnosticada e tratada rapidamente, ela pode passar a infecção ao bebé durante o parto e provocar-lhe cegueira.

Sífilis
 
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum.
A sua principal via de transmissão é através do contacto sexual, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez ou no momento do nascimento, resultando em sífilis congénita.
Os sinais e sintomas da sífilis variam dependendo da fase atual em que se apresente (primária, secundária, latente e terciária). Pode ser tratada efetivamente com antibióticos, especialmente a penicilina G, de preferência por via intramuscular ou via intravenosa se for um caso de neurosífilis, ou ainda ceftriaxona para aqueles que têm alergia à penicilina e doxiciclina ou azitromicina por via oral.
bottom of page